À descoberta da ribeira de Oleiros

Quando estiver connosco, propomos-lhe que faça uma caminhada pelas margens da ribeira que passa mesmo ao lado do camping.

O percurso pedonal “À Descoberta da Ribeira de Oleiros” é um trajeto pelas margens que começa na Ponte Grande (junto à vila) e acaba na praia fluvial e que tem 12 pontos de interesse, devidamente identificados por painéis ao longo de 2,5Kms.

Pela proximidade ao parque, pode começar pelo fim – junto à praia fluvial – e fazer o percurso até à vila. Não faz diferença, já que os pontos de interesse não têm qualquer ordem específica.

Ao longo das margens frescas da ribeira, sempre com o marulhar da água presente, o passeio é uma espécie de visita a um museu ao ar livre.

Os painéis informativos têm informação diversa. Alguns ajudam a conhecer melhor o ecossistema ribeirinho, as espécies que o habitam e com alguma sorte poderá observar o melro de água, um pequeno pássaro que nidifica atrás das quedas de água ou alguma lontra.

Melro de água

Outros, fazem referência a modos de vida já desaparecidos. Sabia que em tempos houve garimpo de ouro nesta ribeira? E outros ainda ajudam a perceber a importância e utilização da ribeira na agricultura de subsistência que existe nas suas margens.

O percurso é fácil e acessível a todos, sem declives ou zonas de difícil acesso e é ideal para fazer em família e com crianças.


À nossa volta existem kms de percursos ótimos para caminhadas e cicloturismo.

Pergunte-nos pelas:

1. GR38 – Grande Rota Muradal Pangeia – Trilho Internacional dos Apalaches

2. PR 1 – Nos Meandros do Zêzere – Álvaro

3. PR 2 – Mui Nobre Villa – Álvaro 4. PR 3 – Georota do Orvalho – Orvalho 5. PR

4 – Trilho do Estreito – Estreito Vilar Barroco 6. PR

5 – Trilho do Cabrito – Oleiros Amieira

7. PR 6 – Trilho d El Rei – Isna

8. PR 7 – Trilho do Vale de Moses – Oleiros Amieira

9. Rota do Religioso