Estamos bem no centro geográfico de Portugal, uma enorme mancha de pinheiros bravos que se estende por uma paisagem imponente que alterna entre a grandiosidade das cristas de quartzo das Serras do Moradal e Alvelos e os vales profundos escavados pela insistência milenar dos inúmeros cursos de água que engrossam o Zêzere.
Descarregue a aplicação OleirosXplore e fique a par de todos os pontos de interesse do nosso concelho.
Mergulhe no Pinhal Interior, o centro verde do país. Uma região dominada pela natureza, onde abunda o pinheiro e o medronheiro. Onde as cristas escarpadas de granito sobressaem, orgulhosas da paisagem e escondem vales de riachos e ribeiros límpidos e intocados. Por aqui serpenteia a Grande Rota dos Apalaches e outros percursos pedestres que acompanham os meandros do rio Zêzere. Por aqui adoramos a quietude do birdwatching e a adrenalina do BTT, preservámos a história gravada no xisto e a gastronomia rica da memória dos nossos avós.
O convite fica feito. Explore! Temos um património à sua espera.
O convite fica feito. Explore! Temos um património à sua espera.
Percursos
Temos mais de 100 kms de percursos pedestres à nossa volta, todos perfeitamente identificados e sinalizados, que visitam os melhores recantos do concelho. Explore a Grande Rota dos Apalaches (GR38), acompanhe o nosso troço da Grande Rota do Zêzere (GRZ) ou perca-se nas pequenas rotas (PR) do Estreito , na georrota do Orvalho ou nas rotas em volta da aldeia do xisto de Álvaro.
Monumentos
Incontornável é Álvaro, a aldeia de xisto que é branca. Álvaro apresenta-se como uma muralha branca que se estende num promontório com uma vista deslumbrante sobre os meandros do Zêzere. A geografia peculiar do lugar confere-lhe um caráter de fortaleza inexpugnável mas esconde também um património invejável de 7 capelas e uma ponte romana assim como vestígios da ocupação templária. A religiosidade das nossas gentes manifesta-se ainda nas igrejas matriz e da Misericórdia de Oleiros, imóveis classificados, ou no interesse arquitetónico da igreja do Estreito.
Gastronomia
Estamos num território de grande herança gastronómica onde se privilegia a cozinha tradicional e se guarda a memória dos saberes dos nossos avós. O exclusivo cabrito estonado impõe-se como o rei da nossa cozinha, onde se destacam também os enchidos como o maranho e o bucho e o coelho de caça panado. As águas xistosas dos rios fornecem também as trutas grelhadas e os achigãs. Adoce o paladar com as receitas artesanais do bolo de mel, das papas de milho, das filhós e da tigelada. Atreva-se no vinho Callum, um vinho branco e leve exclusivo de Oleiros ou, se for mais aventureiro, prove a tradicional aguardente de Medronho.
GEOPARK
Oleiros encontra-se dentro do território do Geopark Naturtejo, graças aos impressionantes testemunhos geológicos que originam geossítios de excecional valor patrimonial. Visite o sítio do Portelo ou a pedreira da Penha Alta, com os seus icnofósseis, ou as cristas quartzíticas do Zebro e do Orvalho que oferecem miradouros de cortar a respiração. Descubra a Fraga de Água d’Alta, a maior queda de água da Beira Baixa, a Garganta Epigénica da Malhada Velha ou viaje pelos meandros do Zêzere.