Passadiços do Orvalho

Quando nos visitar não pode perder!

Cascata da Fraga de Água d’Alta

Começamos por lhe dizer que o Orvalho é uma freguesia do limite norte do nosso concelho. Como Oleiros, insere-se no Geopark da Naturtejo, o que significa que pode contar com toda a beleza natural de pinhal e montanhas escarpadas que é caraterística desta zona. Quando estiver connosco, os passadiços são uma ótima sugestão de atividade para uma parte do dia, ou todo, se preferir gozar com toda a calma o contacto com a natureza.

E é o relevo imponente composto pelas cristas rochosas e vales profundos e estreitos que marca este percurso pedestre. O percurso está feito para que possa apreciar locais de interesse geológico, com vários geomonumentos classificados pela UNESCO. Fixe já dois nomes imperdíveis: a Fraga de Água d’Alta e o Cabeço Mosqueiro.

Pontos panorâmicos

A Fraga é talvez o local mais famoso desta rota. É apenas a maior cascata da Beira Baixa, com cerca de 30 metros, onde a ribeira com o mesmo nome se precipita por uma falha granítica no apertado vale das Fragosas.

O Cabeço Mosqueiro é um miradouro localizado num dos pontos mais altos de toda a região. A vista é deslumbrante, com a Serra da Estrela em pano de fundo a norte e o Zêzere a serpentear a oeste. A aldeia do Orvalho fica mesmo aos pés, o que nos dá uma panorâmica fantástica sobre a povoação.

Do leito da ribeira ao como do cabeço

Destacar estes dois pontos chave do percurso não é minimizar os restantes. Todo o percurso é cheio de pontos de interesse e gostamos particularmente de caminhar alternadamente em pontos altos das montanhas e pontos baixos de leitos de ribeira.

O percurso é fresco e verdejante ao longo da ribeira

O percurso perfaz um total de 9 kms e nem sempre é fácil. Há um grande desnível entre o local de menor altitude, na Ribeira de Água d’Alta e o alto do Cabeço Mosqueiro. Tem sempre a opção de não fazer todo o percurso de uma vez. O Orvalho, fica sempre perto e pode servir de paragem para almoço ou descanso.

Convém ainda dizer que os passadiços não são contínuos ao longo de todo o percurso. Apesar de haver uma área considerável de passadiços em madeira, o percurso não exige a cobertura total com este tipo de estruturas. E a autenticidade da natureza agradece! Os passadiços cobrem as zonas onde o acesso pedestre seria mais difícil ou até impossível. O resto, é caminhar pelas encostas das escarpas ou pela margem da ribeira em plena comunhão com o ambiente natural. A nossa zona preferida é mesmo o leito da ribeira. Estreito e fresco, é ideal até para os dias mais quentes do verão. A vegetação é rica e variada e diverge das encostas de pinhal que ladeiam ambos os lados.

Percurso Pedestre PR3 OLR – GeoRota do Orvalho

  • Tipo de percurso: Linear (Cabeço Mosqueiro-Fraga de Água d’Alta)
  • Distância total: 9 Km
  • Duração do percurso: 4h
  • Grau de dificuldade: médio (variável, com zonas de muito declive)
«